Retorno do Snapchat com filtro ‘bebê’ vira febre na web

Houve quem pensou que o Snapchat havia caído no ostracismo, mas na última semana a rede social voltou a atrair a atenção pública com o lançamento de um novo filtro. A novidade transformava o rosto dos usuários em bebês, o que movimentou a internet, principalmente por conta dos memes e publicações de famosos.

Muitos artistas, empresas e até times de futebol aproveitaram para postar suas versões:

Foto: Reprodução

 

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A novidade faz parte de um pacote de lançamentos da rede social, responsável por alavancar a “cultura da efemeridade”, forçando até concorrentes a adotar o formato  de mensagens curtas por meio de vídeos breves e fotos. Facebook, Instagram e mesmo o Whatsapp (todos pertencentes a Mark Zuckerberg) adotaram o formato após o crescimento do número de usuários na rede, principalmente entre 2014 e 2016. A ação resultou em uma redução de 88% no crescimento do Snapchat  no último ano.

O Snapchat teve que se mover e para isso, iniciou em 2019 um processo de atualizações e parcerias para voltar a crescer. A rede se uniu ao Tinder para disponibilizar o formato “stories” no aplicativo de paquera.  Além disso, atualizou a versão para Android para uma aplicação 25% mais leve e até 20% mais veloz na execução, o que pode ajudar a evitar travamentos e melhorar a experiência do usuário. Segundo a revista Exame, após a atualização, a rede experimentou um aumento de 6% no número de usuários.

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O mesmo aconteceu para o segmento de smartphones, o Snapchat vem se movimentando para aumentar sua presença na vida dos usuários. Em parceria com a FitBit, os mostradores das smartwatches da marca poderão ser customizados com Bitmojis do Snapchat,  possibilitando à rede adentrar no promissor segmento de wearables.

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Para os usuários do sistema iOs, será permitido compartilhar o que estão assistindo no Netflix via Stories, de forma semelhante ao que o Spotify faz no Instagram, com a presença de uma arte customizada.

Outra novidade é o recurso Snap Audience Network, focado na geração de receita por meio de campanhas para terceiros via anúncios verticais de vídeos com duração de seis segundos. Ainda em testes, não foi divulgado a data de lançamento da plataforma.