Processo criativo: 5 etapas para desenvolver a produção de ideias
Muito se fala sobre criatividade e como ela é importante para a inovação das empresas, negócios e desenvolvimento pessoal. Mas criatividade não acontece apenas. Ela é um processo cognitivo que produz novas ideias ou transforma ideias antigas em conceitos atualizados.
E para estimulá-la o caminho é apostar em métodos de processo criativo que resultem na produção de ideias.
Um modelo de processo criativo é uma abordagem para produzir algo – relativamente – novo e original. E para desenvolvê-lo é importante entender que existe um processo gradativo, até chegar o resultado final.
A preparação do modelo de processo criativo
Esta primeira etapa exige apenas uma característica: a curiosidade a partir de exemplos. É desse primeiro passo que surge a preparação do modelo de processo criativo, através da resolução de um problema. Exemplos de problemas podem incluir um desafio artístico ou uma tarefa para escrever um artigo.
Durante esse estágio, é aconselhável que realize-se pesquisas, cria-se metas e organize pensamentos conforme diferentes ideias são formuladas. Por exemplo, um profissional de marketing pode se preparar para uma campanha de marketing realizando pesquisas de mercado e formulando diferentes ideias de publicidade.
O amadurecimento do modelo de processo criativo
Enquanto o indivíduo começa a processar suas ideias, ele começa a sintetizá-las usando sua imaginação e começa a construir uma criação. Durante essa etapa, o indivíduo não tenta ativamente encontrar uma solução, mas continua refletindo sobre a ideia e como desenvolvê-la.
A iluminação do modelo de processo criativo
À medida que as ideias começam a amadurecer, a pessoa chega ao momento de epifania a respeito de como juntar seus pensamentos de uma maneira que faça sentido. O momento da iluminação pode acontecer inesperadamente.
Para chegar a esta etapa, é preciso “beber sempre da fonte”. Ou seja, estar sempre antenado com as novidades e saber de onde a melhor inspiração pode vir.
A avaliação do modelo de processo criativo
Depois de ter inspirações e ideias em um brainstorm, chega o momento de avaliar o que realmente vale a pena apostar para o projeto que se está trabalhando.
É a hora de testar, pedir opiniões e testar novamente. Fazer as alterações requeridas e, se necessário, voltar uma etapa para adaptar as ideias iniciais.
Se a pessoa que está responsável por passar por todo esse processo criativo trabalhar com clientes específicos, ela pode solicitar a entrada e a aprovação de um cliente antes de passar para a próxima etapa.
A implementação do modelo de processo criativo
A implementação de uma ideia ou solução no modelo de processo criativo é quando se inicia o processo de transformar seus pensamentos em um produto final. Por exemplo, durante esta etapa, um designer de moda pode esboçar formas e cores em um croqui antes de finalmente desenhar seu produto final.
É válido lembrar que essa etapa pode se iniciar mais de uma vez para alcançar o resultado desejado.
Prontos para treinar e sermos cada vez mais criativos? 😉