5 livros sobre economia criativa para se inspirar!
Sempre é bom acompanhar as novas demandas do mercado e, consequentemente, as mudanças globais. E para comemorar também o Dia Nacional do Livro, selecionamos alguns títulos importantes para inspirar os amantes da economia criativa. Veja nossa sugestões! 🙂
1. Economia Criativa: Como Ganhar Dinheiro com Ideias Criativas – John Howkins
Nome de destaque quanto ao assunto, o especialista em economia criativa, John Howkins, relata sobre o que realmente é criatividade e fornece dados concretos sobre sua representatividade na economia mundial.
A criatividade é o negócio que mais cresce no mundo. As empresas têm fome de pessoas com ideias – e cada vez mais pessoas desejam criar, comprar, vender e compartilhar produtos criativos. E neste livro o autor mostra como transformar criatividade em dinheiro e como ela se sobressai na era digital.
Suas principais regras para o sucesso incluem: Invente você mesmo. Seja único. Possua suas ideias. Entenda os direitos autorais, patentes e leis de propriedade intelectual. Trate o virtual como real e vice-versa. E, principalmente, saiba quando quebrar as regras.
2. A Ascensão da Classe Criativa – Richard Florida
Neste livro, o urbanista Richard Florida identifica o surgimento de uma nova classe social que está remodelando a economia, a geografia e o local de trabalho do século XXI.
Esta classe criativa é composta por profissionais de diversas áreas que são responsáveis por novas formas de criação.
E, de acordo com o autor, essa classe criativa determina como os locais de trabalho são organizados, quais empresas prosperam ou vão à falência e quais cidades prosperam.
Com tabelas atualizadas e um prefácio escrito especialmente para a edição brasileira, Florida aponta para o futuro das cidades e destaca o papel decisivo da classe criativa para o sucesso do desenvolvimento global.
3. Economia Criativa: Fonte de Novos Empregos – Victor Mirshawka
Esta coleção de livros sobre diversos setores da economia criativa traz um panorama sobre a influência da tecnologia no mercado profissional. A ideia do autor é trazer uma reflexão sobre novos empregos e como as pessoas podem se adaptar aos novos rumos da economia global.
A cada livro da coleção, Mirshawka traz à tona um tópico específico que interfere ou se adapta às novas demandas mundiais.
4. Empreendedorismo para subversivos – Facundo Guerra
O autor conta neste livro sua trajetória profissional até decidir largar tudo para abrir um negócio próprio.
Ele conta a história de cada um desses negócios, revelando os acertos e os erros. E oferece um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio.
Uma inspiração de criatividade e empreendedorismo dentro do cenário brasileiro.
5. O Caminho do Artista – Julia Cameron
O livro de Julia Cameron já foi citado na nossa lista de inspirações criativas, mas vale a pena indicá-lo mais uma vez.
Escrito em um formato de curso, o livro é um guia através de vários exercícios durante um período que ajudará você a liberar seu criativo interior. Se você está tendo dificuldades com o bloqueio de escritores, essa é definitivamente uma leitura que vale a pena. E vale lembrar que este livro requer participação ativa.
Vamos comemorar o Dia Nacional do Livro e buscar na leitura ótimas inspirações? 😉