A arte e os benefícios do Newsjacking no marketing
Uma das estratégias mais recentes do marketing digital nos últimos anos é o Newsjacking. Mas a maioria das pessoas provavelmente não está familiarizada com o termo. Hoje, inúmeras marcas estão dispostas a investir nessa ideia para aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos clientes.
Entenda como o Newsjacking funciona e como isso pode ajudá-lo a melhorar sua estratégia de conteúdo.
O que é o Newsjacking?
Newsjacking é um conceito cunhado por David Meerman Scott em seu livro com o mesmo nome. Nas palavras dele, “Newsjacking é a arte e a ciência de injetar suas ideias em uma notícia de última hora para que você e suas ideias sejam notadas”.
Mas, de forma mais simples, significa pegar em algo popular e muito comentado e usá-lo para atrair mais atenção para você ou sua empresa. Como, por exemplo, algumas marcas embarcaram no onda do Pokémon Go ou com Star Wars.
Alinhar-se com tópicos de tendências pode ser extremamente benéfico para a sua marca na conscientização e no direcionamento de tráfego por meio do SEO, mas apenas se você fizer o conteúdo de forma correta e consciente.
Os conceitos subjacentes a esta estratégia são:
– As notícias estão surgindo a cada segundo;
– A vida de uma notícia acaba rapidamente;
– Há um momento em que os profissionais de marketing têm a oportunidade de aumentar a popularidade e injetar sua mensagem de marketing de alguma forma antes que a história perca sua ação.
E para aproveitar, o marketing deve:
– Cativar o usuário com a história/atenção;
– Produzir conteúdo relevante;
– Pensar na viralização.
Como o Newsjacking pode ajudar no SEO?
Quando uma história começa a tendência, o tráfego de pesquisa por palavras-chave relacionadas a essa história tende a explodir. O Google apresenta artigos sobre essa história na parte superior dos resultados de pesquisa e as histórias são destacadas pelos principais tópicos do Twitter.
Embora exista uma concorrência acirrada por esse tráfego, se você chegar cedo o suficiente, receberá links de outros pontos de venda que usam seu artigo como referência. Assim, o newsjacking pode fornecer benefícios de SEO de curto e longo prazo.
A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar notícias certas. Sempre haverá oportunidades, mas você precisa identificá-las com rapidez suficiente para surfar na onda. Há atitudes simples para praticar o newsjacking e aproveitar o momento certo.
Como rastrear notícias relevantes:
– Use o Google Trends para monitorar histórias populares e os Alertas do Google para monitorar palavras-chave.
– Siga jornalistas e blogs que cobrem histórias relevantes para o seu setor.
– Fique de olho nas hashtags mais populares do Twitter.
Lista de Tarefas do Newsjacking:
– Publique uma postagem de blog com sua opinião sobre a história;
– Envie um tweet usando a hashtag estabelecida;
– Entre em contato diretamente com jornalistas que possam estar interessados no tema.
E aí, prontos para embarcar na tendência do Newsjacking? 😉