A Escola da Economia Criativa

O Polo Criativo é uma escola da economia criativa fundada em 2011, que tem sua metodologia de ensino focada na prática das atividades, tanto para quem busca uma formação profissional nas áreas de Marketing, Moda, Design, Artes, Comunicação, Inovação, entre outras, quanto para aqueles que fazem da criatividade um hobby.

Em sua atuação, oferece cursos livres de curta duração e cursos de formação profissional de longa duração, com uma programação diversa e temas variados.

O aluno aprende técnicas de acordo com cada curso, entre outros assuntos específicos com aulas teóricas e práticas. Nossa estrutura conta com um Computer LAB (Laboratório de Informática) totalmente equipado com computadores individuais dedicados à aprendizagem.

Se criar é a sua paixão, o Polo Criativo é o seu lugar!

Histórico

O Polo Criativo foi fundado em janeiro de 2011, em Nova Iguaçu – Rio de Janeiro, sendo o pioneiro no ensino das áreas da economia criativa. Em 2012 mudou-se para um casarão centenário na famosa Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, onde passaram mais de 6.000 alunos que participaram de cursos livres, oficinas de artes, fotografia, moda, design, além de caravanas para museus e exposições.

Com o crescimento das turmas e o pedido dos alunos para cursos de maior duração, em junho de 2017 a escola sofreu uma reformulação física e institucional. Mudou-se para um novo espaço, mais amplo, moderno e bem localizado. Recebeu a denominação de Instituto Educacional e iniciou uma atualização geral do ensino, incorporando uma metodologia pedagógica de ensino própria, melhorias no conteúdo, nova estrutura e aparelhos audiovisuais.

Durante todos esses anos, o Polo Criativo prestou serviços em favor da educação criativa, auxiliando na formação de profissionais e da inclusão através do conhecimento. Inúmeros profissionais hoje em atividade, nos mais variados campos da economia criativa, tem uma participação da sua formação desenvolvida na Instituição. O Instituto Educacional Polo Criativo tornou-se, ao longo dessa trajetória, referência na educação e no ensino das áreas da economia criativa, tendo como um dos traços mais marcantes a diversidade de temas e ações pedagógicas.

    Nossas Aulas

    A metodologia do Polo Criativo é baseada em métodos práticos e conceitos da educação livre, desconstruindo a figura do professor como única fonte de troca e conhecimento a ser compartilhado em grupo. Nossa ideia é utilizar o professor como figura de mediador, estimulando a troca de conhecimento entre alunos.

    FOCO NA PRÁTICA

    Esqueça aulas expositivas e teoria em excesso. Apenas faça! Aprenda com diferentes profissionais do mercado colocando a “mão na massa”.

    COMPUTER LAB

    Laboratório de informática equipado com computadores individuais de alta performance e softwares específicos para ensinar os recursos tecnológicos.

    PROJETO FINAL

    Um módulo focado na materialização de tudo que o aluno aprendeu durante o curso de formação, com a mentoria e suporte de um Professor.